Conta digital

Conta Digital Zoop

A conta digital Zoop é uma conta de pagamento pré-paga, com taxas mais justas, usabilidade e facilidade nas movimentações de dinheiro. Através da conta digital é possível realizar o envio e recebimento de transferência bancária via TED, carregamento de saldo através de boleto, realizar pagamento de contas e principalmente receber de maneira fácil pelas suas vendas na plataforma de pagamentos da Zoop, além de consultar saldo.

Para utilização dos serviços financeiros da API do Zoop Banking é obrigatória a abertura de uma conta digital em nome do usuário final favorecido, sendo possível a abertura de mais de uma conta para um mesmo usuário portador. Disponibilizamos ainda um portal web/mobile white label de gestão da conta digital, com extrato eletrônico e acesso aos serviços financeiros da Zoop.

A conta digital deve ser de titularidade do usuário final, devendo a Zoop assegurar ao usuário final a possibilidade do resgate total, a qualquer tempo, dos saldos existentes em contas de pagamento. É portanto necessário identificar o usuário final titular da conta digital.

Credenciamento de usuário

O processo de credenciamento deve garantir conformidade com as regras de identificação do usuário final titular da conta de pagamento previstas nas regras do arranjo, bem como as políticas de prevenção a perda, lavagem de dinheiro e proteção aos dados previstas no processo de gestão de risco da zoop.

São adotados procedimentos e controles que permitem confirmar as informações de identificação exigidas, sendo realizado, entre outros, confronto das informações fornecidas pelos usuários finais com informações disponíveis em bancos de dados de caráter público ou privado.

Para a realização do credenciamento de novas contas é necessário a inclusão e a manutenção de informações cadastrais atualizadas dos usuários finais portadores de conta de pagamento para atender a regulação referente as contas.

Fluxo de credenciamento:

Para cada passo do fluxo de credenciamento é necessário que dados sejam enviados antes de prosseguir ao próximo. Confira os passos abaixo:

Primeiramente é necessário realizar o cadastro do holder, entretanto os dados necessários variam para os tipos de entidade cadastrada.

Envio de Dados de Cadastro PF ou PJ

1. Pessoa Física
2. Pessoa Jurídica
1. Pessoa Física

Dados Necessários para o cadastro

Seguir para o passo 3. Envio de documentos

2. Pessoa Jurídica

Dados Necessários para o Cadastro

  • Razão Social completa (sem abreviações)

  • CNPJ

  • Nome completo dos representantes legais

  • CPF dos representantes legais

  • Razão social do sócio PJ

  • CNPJ do sócio PJ

  • Data de constituição

  • Faturamento mensal

  • Renda do sócio principal

  • Forma de constituição (tipo societário)

  • Telefone com DDD

  • Atividade principal (CNAE)

  • Endereço completo

  • E-mail

  • E-mail do sócio principal

  • Tipo do sócio. As possibilidades são individual para PF ou business para PJ

  • Nome completo caso PF (individual) e Razão Social caso PJ (business)

  • Email do sócio

  • CPF para PF ou CNPJ para PJ

  • Renda média para PF ou Receita para PJ

  • Data de nascimento para PF ou Data de abertura da empresa para PJ

  • Pessoa exposta publicamente? Default=false

  • Código de ocupação do sócio

Seguir para o passo 3. Envio de documentos

Nesse estágio o portador da conta inicia com o status a seguir: WAITING_INFO: Indica que alguma informação obrigatória ainda falta ser provida no cadastro do holder.

Os documentos necessários também variam de acordo com o tipo de entidade, confira a lista abaixo:

Pessoa Física
Empresa com Sócios PF
Empresa com Sócios PJ
Sociedade por Ações
Pessoa Física

Nesse estágio o portador da conta inicia com o status a seguir: WAITING_DOCUMENTS: Indica que algum documento obrigatório para o holder ainda não foi fornecido.

Empresa com Sócios PF

Enviar documentos de todos os sócios

Nesse estágio o portador da conta inicia com o status a seguir: WAITING_DOCUMENTS: Indica que algum documento obrigatório para o holder ainda não foi fornecido.

Empresa com Sócios PJ

Nesse estágio o portador da conta inicia com o status a seguir: WAITING_DOCUMENTS: Indica que algum documento obrigatório para o holder ainda não foi fornecido.

Sociedade por Ações

SA de Capital Fechado:

SA de Capital Aberto:

  • Nenhum documento

Nesse estágio o portador da conta inicia com o status a seguir: WAITING_DOCUMENTS: Indica que algum documento obrigatório para o holder ainda não foi fornecido.

Recomendações para o envio de documentos:

  • Escolha ambiente iluminado

  • Enquadre bem os documentos

  • Não use flash do celular ao fotografar, ele pode ofuscar algum dado e atrapalhar nossa equipe na análise das informações

  • Antes de enviar as fotos, confira se tudo está fácil de ler. Se você consegue identificar os dados, nossa equipe também será capaz

Recomendações para o envio de selfie:

  • Providencie iluminação suficiente

  • Escolha o caminho do meio: nem muita nem pouca luz. Faça teste com luminárias de mesa, que não precisam ser direcionadas diretamente para seu rosto: experimente apontar para a parede, por exemplo, de maneira que reflita sua face, mas sem deixá-la clara demais. Preste atenção às janelas, evitando luz forte

  • Use o flash somente se não tiver outras alternativas O brilho provocado pelo flash e o efeito “olhos vermelhos” podem dificultar o reconhecimento. Só use flash se não puder recorrer a outros meios para produzir a iluminação adequada

  • Mantenha os olhos abertos

  • Aposte na pose frontal Esteticamente, dar uma leve inclinada na cabeça e um “olhar 43”, tendem a tornar o rosto mais agradável, é verdade. Mas, para a identificação, o melhor é fazer a foto de frente, de maneira que os algoritmos reconheçam a imagem do rosto mais rapidamente

  • Evite usar óculos e outros acessórios como chapéus e bonés

Após o cadastro do portador, seus sócios (caso necessário) e feito o envio dos documentos, chega o momento de solicitar a aprovação. Isso deverá ser feito na API de Solicitação de Cadastro do Portador.

Feito isso, o portador será movido para o status WAITING_ANALYSIS

WAITING_ANALYSIS: Indica que o cadastro do holder está em processo de análise pelo time de risco;

A partir deste ponto o portador poderá ser movido para outros 3 status. WAITING_CORRECTIONS, DENIEDe ACTIVE

WAITING_CORRECTIONS: Indica que o cadastro do holder necessita de correções demandadas pelos times credenciamento/risco;

DENIED: Indica que o cadastro do holder foi negado pelo time de risco;

ACTIVE: Indica que o cadastro do holder está completo e o mesmo se encontra apto a criar/movimentar suas contas digitais;

8. Finalização do credenciamento

O tempo de avaliação é de até 3 dias úteis.

Outros estados possíveis para um determinado usuário portador de conta digital:

BLOCKED: Indica que o holder foi bloqueado por algum time da Zoop participante do processo de credenciamento e portanto não pode debitar saldo de suas contas digitais;

CANCELLED: Indica que holder foi cancelado a pedido dele ou de seus representantes legais e portanto suas contas digitais também serão canceladas;

Os estabelecimentos comerciais devidamente credenciados pelo processo de credenciamento da plataforma de pagamentos são dispensados de realizar novamente o credenciamento na operação de banking podendo ter uma conta de pagamento criada em nome do estabelecimento comercial fazendo uso das mesmas informações cadastrais informadas no cadastro de pagamentos, mesmo que não atendam a todas informações obrigatórias, sendo limitado ao portador somente as operações de carregamento de saldo proveniente da adquirência e resgate destes valores através saque para conta bancária de mesma titularidade, independente do volume operado na conta de pagamento, devendo o portador complementar seu cadastro com as informações obrigatórias para ter acesso aos outros serviços de conta de pagamento como emissão de cartões, pagamento de contas, transferência p2p, etc.