Receber vendas em conta digital

A conta digital do serviço de Banking-as-a-service da Zoop funciona de maneira totalmente integrada com a plataforma de pagamentos, sendo possível utilizar a conta digital como opção de recebimento para as vendas de cartão e boleto realizadas na zoop.

Na plataforma de pagamentos quando uma venda é autorizada é criado uma promessa de pagamento identificada como recebível que identifica qual o valor líquido, o recebedor e a data prevista de liquidação desta parcela. Na data prevista para a liquidação, ou no próximo dia útil, é feito um lançamento de crédito referente ao valor desta parcela, bem como outros lançamentos referentes a débitos decorrentes de operações de estorno, chargeback ou ajustes financeiros, caso existam. Diariamente o saldo resultante destes lançamentos é apurado e um valor é gerado para liquidação, devendo ser creditado em conta bancária de domicílio do estabelecimento comercial dono do recebimento, ou em conta digital zoop também de propriedade do estabelecimento.

Por padrão a liquidação das vendas é feita inicialmente em conta bancária do estabelecimento comercial, devendo o parceiro escolher pelo modelo de liquidação em conta digital. Neste caso, é necessário solicitar ao suporte da zoop a configuração do modelo de liquidação em conta digital.

A liquidação financeira de vendas de cartão e boleto realizados na plataforma de pagamentos da zoop passa a ser realizada em conta de pagamento e não mais em conta bancária de domicílio do cliente, sendo gerado um transferência do tipo cashin que realiza o carregamento do saldo saldo diariamente na conta de pagamento, zerando o saldo a receber pelas vendas no extrato financeiro de vendas.

Uma vez configurada o modo de liquidação em conta digital o sistema de liquidação cria automaticamente uma conta digital para cada estabelecimento comercial, mantendo como referência o mesmo identificador de seller como identificador do holder, vinculando esta conta criada como opção primária de recebimento pelas vendas.

Dado que a liquidação financeira das vendas passa a ser feita na conta digital, esta a conta passa a ter saldo disponível para movimentações financeiras, sendo possível a criação de transferência bancária manual para conta bancária de mesmo domicilio a qualquer momento, bem como utilizar o saldo para realizar o pagamento de contas e realizar transferências entre contas digitais.

É possível ainda a configuração de uma política de recebimento automática para criação de transferência bancária para conta em outro domícilio de mesma propriedade do portador, sendo que neste caso o sistema processa e cria automaticamente transferência bancárias com base na regra de periodicidade definida. Esta configuração de receiving policy é possível somente para estabelecimentos comerciais que optam por receber em conta digital.

O saldo disponível na conta digital pode sofrer descontos e bloqueios a qualquer tempo mediante a compensação de saldo negativo na operação de pagamentos proveniente de charge_back ou estornos. Neste caso o cliente que teve um charge back por uma venda pode ter o saldo de sua conta digital bloqueado para compensar o saldo negativo da operação de pagamentos.