Como funcionam os disparos

Geração dos eventos

Independente de ter webhooks cadastrados, os eventos são gerados sempre que a sua ocasião de disparo é satisfeita. Esses eventos ficam disponíveis nas nossas APIs de listagem de eventos, apesar de desencorajarmos fortemente a utilização das APIs de leitura dos eventos através de crawling.

Disparo dos webhooks

Quando um evento é gerado, e existe webhooks cadastrados para receber tal tipo de evento, os disparos são agendados para 20 segundos após a geração. Essa espera se dá para que o seu sistema consiga finalizar as tarefas necessárias após a resposta da chamada que gerou o evento, evitando que os disparos sejam realizados antes de uma possível propagação de dados entre os componentes de software que compõem o seu sistema.
A URL do seu webhook deve estar exposta para a internet, de forma que a plataforma da Zoop a alcance e consiga enviar os eventos.

Fluxo de retentativas de disparos

Uma vez que a primeira tentativa de entrega não obtém sucesso, a Zoop aguarda um período de 10 minutos antes de tentar executar um novo disparo. Após um número máximo de 10 tentativas sem sucesso, o evento entra em estado de falha na entrega.

Timeouts

Durante o disparo de um evento para um de seus webhook, a Zoop espera receber uma resposta em até 1 segundo. Caso esse tempo expire, fechamos a conexão e retentaremos o envio após 10 minutos.
Aconselhamos fortemente que você realize um tratamento no seu sistema, garantindo que os eventos disparados em duplicidade sejam considerados apenas uma vez.
Last modified 2yr ago